Avaliação de Sintomas Psiquiátricos Durante o Confinamento no Contexto da Pandemia COVID‑19 numa População Clínica Pedopsiquiátrica
DOI:
https://doi.org/10.51338/rppsm.2021.v.i1.176Palavras-chave:
Adolescente, Confinamento, COVID‑19, Criança, Infeções por Coronavírus, Pandemia, Psiquiatria Infantil, Saúde MentalResumo
A pandemia devida à COVID‑19 implicou o confinamento da população pediátrica no domicílio, condicionando alterações das rotinas académicas, das atividades de lazer e das relações com pares e familiares. As crianças e jovens com doença mental apresentam vulnerabilidades específicas, podendo ser afetadas de forma particular. O presente estudo pretende avaliar a evolução da sintomatologia psiquiátrica ‑ nos domínios do humor, ansiedade e alterações de comportamento ‑ numa população pedopsiquiátrica durante o confinamento devido à COVID‑19. Procedeu‑se à colheita de dados através de uma entrevista telefónica ao principal cuidador das crianças/jovens (para sintomas psiquiátricos e variáveis qualitativas) e do preenchimento online do questionário Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os dados foram posteriormente trabalhados estatisticamente em SPSS. A amostra final é constituída por um total de 502 pacientes. Constatou‑se um aumento global das horas de ecrã, paralelamente a alterações nas horas de atividade física e no sono. Adicionalmente, apurou‑se um agravamento dos sintomas de tristeza, irritabilidade, ansiedade e em menor escala, do comportamento. Verificou‑se que estas variações sintomáticas estavam estatisticamente correlacionadas com a perceção do cuidador relativamente à variação da qualidade da relação durante o confinamento. Apresentando vulnerabilidades específicas, esta população pode ser afetada diferencialmente consoante o diagnóstico e o contexto sociofamiliar. Estudos longitudinais são justificáveis, bem como análises que permitam identificar fatores de risco e fatores protetores.
Downloads
Referências
Vindegaard N, Benros ME. COVID-19 pandemic and mental health consequences: Systematic review of the current evidence. Brain Behav Immun. 2020;89:531-542. DOI: 10.1016/j.bbi.2020.05.048.
Dalton L, Rapa E, Stein A. Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. Lancet Child Adolesc Heal. 2020;4: 346-347. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30097-3.
Guessoum SB, Lachal J, Radjack R, Carretier M, Minassian S, Benoit L, et al. Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown. Psychiatry Res. 2020;291. DOI: 10.1016/j.psychres.2020.113264.
Orben A, Tomova L, Blakemore SJ. The effects of social deprivation on adolescent development and mental health. Lancet Child Adolesc Heal. 2020;4:634-640. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30186-3.
Zhou SJ, Zhang LG, Wang LL, Guo ZG, Wang JQ, Chen JC, et al. Prevalence and socio-demographic correlates of psychological health problems in Chinese adolescents during the outbreak of COVID-19. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2020;29:749-758. DOI: 10.1007/s00787-020-01541-4.
Witt A, Ordóñez A, Martin A, Vitiello B, Fegert JM. Child and adolescent mental health service provision and research during the COVID-19 pandemic: Challenges, opportunities, and a call for submissions. Child Adolesc Psychiatry Ment Health. 2020;14:8-11. DOI: 10.1186/s13034-020-00324-8.
Spinelli M, Lionetti F, Pastore M, Fasolo M. Parents’ Stress and Children’s Psychological Problems in Families Facing the COVID-19 Outbreak in Italy. Front Psychol. 2020;11. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.01713.
Campbell A. M. An increasing risk of family violence during the Covid-19 pandemic: Strengthening community collaborations to save lives. Forensic Science International: Reports. 2020;2:100089. DOI: 10.1016/j.fsir.2020.100089.
Imran N, Zeshan M, Pervaiz Z. Mental health considerations for children & adolescents in COVID-19 pandemic. Pakistan J Med Sci. 2020;36(COVID19-S4):S67-S72. DOI: 10.12669/pjms.36.COVID19-S4.2759.
Fleitlich B, Loureiro M, Fonseca A, Gaspar F. Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ-Por, SDQ, versão portuguesa). [Strengths and Difficulties Questionnaire, Portuguese Version]. Youth in Mind; [consultado a 10-04-2020]. Disponível em: http://www.sdqinfo.org/
Cortese, S., Asherson, P., Sonuga-Barke, E., Banaschewski, T., Brandeis, D., Buitelaar, J, et al. ADHD management during the COVID-19 pandemic: guidance from the European ADHD Guidelines Group. Lancet Child Adolesc Health. 2020; 4:412-414. DOI: 10.1016/S2352-4642(20)30110-3.
Lee, J. Mental health effects of school closures during COVID-19. Lancet Child Adolesc Health. 2020;4:421. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30109-7.
Sharon, C.S. Supporting Autism Spectrum Disorder in the face of the COVID-19 pandemic. CMAJ. 2020;192(21):E587. DOI: 10.1503/cmaj.75399.
Wang, G., Zhang, Y., Zhao, J., Zhang, J., Jiang, F. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet. 2020;395(10228): 945–947. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X.