Efeitos da Pandemia COVID-19 no Risco de Desenvolvimento de Psicopatologia das Crianças em Portugal: Um Estudo com Dados Seccionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51338/rppsm.397

Palavras-chave:

Criança, Portugal, SARS-CoV-2, Síndrome Pós-COVID-19 Aguda

Resumo

Introdução: Este estudo baseia-se nos dados preliminares de um inquérito feito no ano 2021 aos pais de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 13 anos à data da infeção por SARS-CoV-2. O objetivo é compreender os efeitos da infeção por SARS-CoV-2 na saúde mental das crianças.

Métodos: Utilizando o Questionário de Capacidades e Dificuldades e os dados do inquérito, especificámos modelos
de regressão linear múltipla para explicar a variação do SDQ total e a variação das suas cinco componentes - sintomas emocionais, problemas de comportamento, hiperatividade, problemas de relacionamento, comportamento pró-social. Foram utilizadas variáveis explicativas consideradas relevantes pela teoria e por outros estudos empíricos, tais como: idade, género, alteração familiar, confinamento, tempo de internamento, seguimento de saúde mental prévio e sintomas long-COVID (cefaleias, problemas do sono, da concentração, fadiga).

Resultados: Os resultados evidenciaram que a idade não se revelou estatisticamente significativa em nenhum
dos modelos estimados. A variável género revelou‐se significativa em três modelos (SDQ total, problemas do comportamento, hiperatividade) e os resultados evidenciam que raparigas têm menos problemas quando comparadas com os rapazes.

Conclusão: Os resultados sugerem que o internamento em cuidados intensivos e os sintomas long-COVID aumentam o risco de psicopatologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ravens-Sieberer U, Kaman A, Erhart M, Otto C, Devine J, Loffer C, et al. Quality of life and mental health in children and adolescents during the first year of the COVID-19 pandemic: results of a two-wave nationwide population-based study. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2023;32:575-88. doi: 10.1007/ s00787-021-01889-1.

Skripkauskalte S, Shum A, Pearcey S, McCall A, Waite P, Creswell C. Changes in Children ́s mental health symptoms from March 2020 to June 2021 (Report 11). Co-SPACE study. [accessed Jan 2022] Available from: http://cospaceoxford.org/findings/ changes-in-childrens-mental-health-symptoms-from-march-2020-to-june-2021/.

Schum A, Skripkauskalte S, Pearcey S, Waite P, Creswell C. Report 10: Children and adolescent ́s mental health: one year in the pandemic. May 5, 2021. Co-Space study. [accessed Jan 2022] Available from: https://cospaceoxford.org/wp-content/uploads/2021/04/Report-10_05May2021.pdf.

Creswell C, Schum A, Pearcey S, Skripkauskaite S, Patalay P, Waite P. Young people ́s mental health during the COVID-19 pandemic. Lancet Child Adolesc Health. 2021;5:535-7. doi: 10.1016/ S2352-4642(21)00177-2.

Creswell C. Editorial Perspective: Rapid responses to understand and address children and young people ́s mental health in the context of COVID-19. J Child Psychol Psychiatry. 2023;64:209-11. doi: 10.1111/ jcpp.13626.

Hu Y, Qian Y. COVID-19 and Adolescent Mental Health in the United Kingdom. J Adolesc Health. 2021;69:26-32. doi: 10.1016/j.jadohealth.2021.04.005.

Michelen M, Manoharan L, Elkheir N, Cheng V, Dagens A, Hastie C, et al. Characterising long COVID: a living systematic review. BMJ Global Health. 2021;6:e005427. doi:10.1136/bmjgh-2021-005427.

Kumar A, Nayar KR. Covid 19 and its mental health consequences. J Mental Health. 2021; 30: 1-2 .doi: 10.1080/09638237.2020.1757052.

Osmanov IM, Spiridonova E, Bobkova P, Gaminova A, Shikleva A, Andreva M, et al. Risk factors for post-COVID-19 condition in previously hospitalised children using the ISARIC Global follow-up protocol: a prospective cohort study. Eur Respir J. 2022; 59:2101341.doi: 10.1183/13993003.01341-2021.

CrooK H, Raza S, Nowell J, Young M, Edison P. Long covidmechanisms, risk factors, and management. BMJ. 2021;374:n1648. doi: 10.1136/bmj.n1648.

Altman D, Boyton R. Decoding the unknowns in long covid. BMJ. 2021;372:n132. doi: 10.1136/bmj.n132.

Braz S. Long‐COVID: Um Desafio para a Comunidade Médica e para o Serviço Nacional de Saúde. Acta Med Port. 2021;34:567-8. doi: 10.20344/amp.16991.

National Institute for Health and Care Excellence. COVID-19 rapid guideline: managing the long-term effects of COVID-19. London: NICE; 2020. [accessed Jan 2022] Available from: https://www.nice.org.uk/ guidance/ng188.

Hysiang M, Elgen I, Gillberg C, Lie S, Lundervold A. Chronic physical illness mental health in children. Results from a large-scale population study. J Child Psychol Psychiatry. 2007;48:785-92. doi: 10.1111/j.1469-7610.2007.01755.x.

Goodman A, Lamping D, Ploubidis G. When to Use Broader Internalising and Externalising Subscales Instead of the Hypothesised Five Subscales on the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ): Data from British Parents, Teachers and Children. J Abnorm Child Psychol. 2010;38:1179-91. doi: 10.1007/ s10802-010-9434-x.

Niclasen J, Teasdale TW, Andersen AM, Skovgaard AM, Elberling H, Obel C. Psychometric Properties of the Danish Strength and Difficulties Questionnaire: The SDQ Assessed for more than 70,000 Raters in Four Different Cohorts. PLOS ONE. 2012;7: e32025. doi: 10.1371/journal.pone.0032025.

Jusienè R, Baukienè E, Breidokienè R. Risk of Behavioural and Emotional Disorders in Lithuanian School Aged Children as Assessed with SDQ During the Second Lockdown due to COVID-19. Psichologija. 2021; 64: 77-85. doi: 10.15388/psichol.2021.43.

Mendolia S, Suziedelyte A, Zhu A. Have girls been left behind during the COVID-19 pandemic? Gender differences in pandemic effects on children ́s mental wellbeing. Ecomics Lett. 2022; 214: 110458. doi: 10.1016/j.econlet.2022.110458.

«Blanden J, Crawford C, Fumagalli L, Rabe B. School Closures and Children ́s Emotional and Behavioural Difficulties. ISER Rep. 2021. [accessed Jan 2022] Available from: https://www.iser.essex.ac.uk/research/ publications/536633.

«Costa C, Ticló S, Ferreira-Carvalho R, Delgado RM, Lobarinhas M, Teixeira G, et al. Avaliação de Sintomas Psiquiátricos Durante o Confinamento no Contexto da Pandemia COVD-19 numa População Clínica Pedopsiquiátrica. Rev Port Psiquiatr Saúde Mental.

;7:9-21. doi: 10.51338/rppsm.2021.v.i1.176.

Brackel CLH, Lap CR, Buddingh EP, van Houten MA, van der Sande LJ, Langereis EJ, et al. Pediatric long-COVID: An overlooked phenomenon? Pediatr Pulmonol. 2021;56:2495-502. doi: 10.1002/ppul.25521. 22. «Buonsenso D, Munblit D, De Rose C, Sinatti D, Ricchiuto A, Carfi A, et al. Preliminary evidence on long COVID in children. Acta Paediatr. 2021;110:2208-11. doi: 10.1111/apa.15870.

Picão de Carvalho C, Castro C, Sampaio Graça I, Lorenzo C, Barbosa Rodrigues A, Inácio R, et al. Série de Casos de 103 Crianças com Infeção por SARS-CoV-2 em Portugal/case Series of 103 Children with SARS-CoV-2 Infection in Portugal. Acta Med Port. 2020; 33(12):795-802. https://doi.org/10.20344/amp.14537.

Dos Reis FP, Amaro R, Silva MS, Pinto SV, Barroca I, Sá T, et al. The Impact of Confinement on Children and Adolescents. Acta Med Port. 2021; 34;245-6. doi: 10.20344/amp.15854.

Poppe M, Aguiar B, Sousa R, Oom P. The Impact of the COVID-19 Pandemic on Children ́s Health in Portugal: The Parental Perspective. Acta Med Port. 2021;34:355-61. https://doi.org/10.20344/amp.14805.

Carneiro L, Oliveira AL, Cunha F, Castro L, Lima J, Simões C, et al. Saúde Mental em Jovens Adultos: O Impacto da Pandemia COVID-19. Rev Port Psiquiatr Saúde Mental. 2022; 8: 6-11. doi: 10.51338/rppsm.248.

Manuel C, Figueiredo I, Prioste A, Duque T, Pereira C. Impacto da Pandemia COVID-19 na Saúde Mental de Crianças e Adolescentes com perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Um Estudo Transversal. Rev Port Psiquiatr Saúde Mental. 2022;8:37-48. doi: 10.51338/rppsm.313.

Moreira AF, Costa J, Flores T, Castro C. Doença Mental em Sobreviventes da COVID-19. Rev Port Psiquiatr Saúde Mental. 2022; 8:12-20. doi: 10.51338/ rppsm.257.

Marcelli D. Infância e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi Editores; 2005

Ezpeleta L, Navarro J, de la Osa N, Trepat E, Penelo E. Life Conditions during COVID-19 Lockdown and Mental Health in Spanish adolescents. Int J Environ Res Public Health. 2020;17:7327. doi: 10.3390/ ijerph17197327.

Delorme C, Houot M, Rosso, C, Carvalho S, Nedelec T, Maatoug R, et al. The wide spectrum of COVID-19 neuropsychiatric complications within a multidisciplinary centre. Brain Commun. 2021; 3:fcab135 . doi: 10.1093/brainomms/fcab135.eCollection2021.

Stephenson T, Shafran R, De Stavola B, Rojas N, Aiano F, Amin-Chowdhury Z, et al. Long COVID and the mental and physical health of children and young people: national matched cohort study protocol (the CLoCK study). BMJ Open. 2021;11:e052838. doi: 10.1136/bmjopen-2021-052838.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

Faustino, I., Brito, H., Silva, D., Tareco, M., & Sanchez, J. (2023). Efeitos da Pandemia COVID-19 no Risco de Desenvolvimento de Psicopatologia das Crianças em Portugal: Um Estudo com Dados Seccionais. Revista Portuguesa De Psiquiatria E Saúde Mental, 9(3), 88–95. https://doi.org/10.51338/rppsm.397

Edição

Secção

Artigo Original