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O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para autores

Preparação dos artigos

Todos os artigos submetidos para publicação têm de ser totalmente inéditos e não podem ter sido previamente difundidos noutra publicação (exceto sobre a forma de tese académica). Os artigos devem ser submetidos em inglês ou em português.

Após a aceitação do artigo para publicação será feita uma revisão linguística do texto de modo a garantir um nível elevado de qualidade linguística. Esta revisão é executada pelos serviços editoriais da revista. Caso o nível linguístico obrigue a uma revisão profunda do texto pode ser cobrado um valor fixo por artigo, independentemente do número de palavras, de 250 euros. Haverá uma redução deste valor para 125 euros no caso do 1º autor do artigo ser aluno do ensino pré-graduado, mestrado, doutoramento, ou interno de psiquiatria. A direção da revista, excecionalmente, pode dispensar este pagamento no caso de o artigo ter uma qualidade científica que se destaque. Os autores têm a possibilidade de rever e aprovar a revisão do artigo.

 Autor (identificação)

 Todo o processo de submissão dos artigos deve ser executado em regime de total e absoluta confidencialidade. Assim, são devolvidos para correção quaisquer trabalhos que identifiquem os respetivos autores e/ou diretamente as suas instituições.

Os autores identificam-se preenchendo a página Metadados de Submissão (Indexação), no Passo 3 da Submissão de originais.

A revista segue os critérios de autoria do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE). Todos os que são designados como «autores» devem ter participado significativamente no trabalho, de modo a assumirem responsabilidades públicas sobre o conteúdo e o crédito do artigo.

Categorias de artigos

Podem ser submetidos à Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (RPPSM) os seguintes tipos de trabalhos: artigos originais; artigos de revisão; cartas ao editor.

Artigos originais e artigos de revisão

Os artigos originais e os artigos de revisão, salvo exceções, não devem ultrapassar as 5000 palavras (excluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas). 

Cartas ao editor

Os casos clínicos e as notas clínicas que sejam considerados de interesse especial são publicados como cartas ao editor. Não devem exceder as 1250 palavras. 

Organização do artigo

Em geral, os artigo são submetidos em formato Word.

Informação da página de título do artigo (folha de rosto)

A página de título do artigo (folha de rosto) deve apresentar unicamente o título do artigo em português e em inglês.

Resumo (abstract)

O resumo deve surgir logo a seguir à página de título (folha de rosto). No resumo os autores descrevem o objetivo do trabalho, os principais resultados e as conclusões. No caso de ser um trabalho original, o resumo deve incluir ainda uma introdução, a metodologia, os resultados e as conclusões, expondo de forma breve e concisa o conteúdo dos mesmos.
As cartas ao editor não têm resumo

Palavras-chave

Devem ser indicadas, em português e em inglês, até um máximo de oito palavras-chave, as quais devem surgir em página autónoma separadas por ponto e vírgula.

Organização do texto

O texto deve seguir o seguinte esquema de organização:

  • Artigos originais e artigos de revisão: 1. Introdução; 2. Metodologia; 3. Resultados; 4. Discussão; 5. Conclusões. Os trabalhos podem incluir tabelas e figuras, num máximo conjunto de quatro, que são apresentadas em anexo.
  • Cartas ao editor. Estes trabalhos não têm resumo e não seguem o esquema de organização dos artigos de revisão e originais. Neste caso, o texto deve ser sucinto, embora possa incluir uma tabela ou uma figura e um máximo de 10 referências.

Todas as figuras e/ou tabelas devem estar organizadas em numeração árabe e consecutiva; devem, além disso, incluir uma breve legenda explicativa. Todas as figuras e/ou tabelas devem ainda ser submetidas em ficheiro Word separado, em páginas autónomas, de acordo com a sua ordem de aparecimento no texto.

Os autores podem optar por inserir um texto de agradecimentos

Bibliografia

A bibliografia deve fundamentar e possibilitar a compreensão dos conteúdos do texto. A apresentação da bibliografia respeita as normas de Vancouver. Assim: cada referência bibliográfica deve apresentar os seis primeiros autores, seguidos de et al. (caso existam mais autores); o título do artigo, o título do livro ou o nome abreviado da revista, o ano, o volume, o número (entre parêntesis) e as páginas correspondentes. Exemplos:

  • Artigo de revista com menos de 6 autores
    Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e parte): página inicial-página final do artigo.
    [Ex.: 1.Silva M, Santos FA. A linha definitiva do infinito. Rev Port Psiquiatria Saude Mental. 2016; (1): 10-20]

  • Artigo de revista com mais de 6 autores
    Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e parte): página inicial-final do artigo.[Ex.: 2. Silva O, Santos FA, Costa M, Mota H, Machado CN, Neves R, et al. O impacto do número zero. Rev Port Psiquiatria Saude Mental. 2017; (2): 20-30]

  • Livro
    Autor(es) do livro. Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.
    [Ex.: 3. Mota A, Silva B. A política do consenso. 2ª ed. Lisboa: Principia; 2015]

  • Artigo com publicação eletrónica
    Autor(es). Título. Título do periódico abreviado[Internet]. Data de publicação[data da citação]; volume(número): paginação. Disponível em: endereço na web do ocumento(URL).
    [Ex.: 4. Silva M, Santos FA. A linha definitiva. Rev Port Psiquiatria Saude Mental [Internet]. 2006 Jan [citado em 5 jan 2007];27(1):34-7.

  • Livros com publicação eletrónica
    Autor(es). Título [Internet]. Lugar de publicação: editora; data de publicação [data da citação]. Disponível em: endereço eletrónico do livro (URL)
    [Ex.: 3. Mota A, Silva B. A política do consenso. [Internet]. Lisboa: Principia; 2000 Jun [citado em 10 jun 2017].

As referências bibliográficas no texto devem der inseridas em numeração árabe e consecutiva, com espaços antes e depois, superiores à linha: x

Abreviaturas

As abreviaturas devem ser definidas após a indicação, na primeira ocorrência e por extenso, daquilo que referem.

Conflitos de interesse

Todos os autores devem declarar quaisquer conflitos de interesse atuais ou potenciais – incluindo conflitos financeiros ou de relacionamento com outras pessoas ou organizações ocorridos nos três anos anteriores à submissão do trabalho e que possam influenciar ou ser percebidos como potenciais fatores de influência do mesmo. Se não houver conflitos de interesse, os autores devem declarar explicitamente a sua inexistência.

Processo editorial

A submissão de artigos à revista é efetuada exclusivamente através da plataforma disponível em www.revistapsiquiatria.pt. Durante o processo de submissão é requerido ao autor que proponho dois revisores para o seu artigo, ficando à consideração da direção da revista a sua aceitação.

Após receção do trabalho, é remetida uma notificação ao autor principal, sendo o original submetido a avaliação preliminar do editor. Nesta primeira avaliação, o artigo pode ser recusado ou aceite e, neste último caso, é enviado para revisão de acordo com um sistema vendado de revisão por pares (double blind peer review). O processo de seleção dos trabalhos é baseado nas suas originalidade, relevância e qualidade metodológica.

O editor comunica posteriormente ao autor, via e-mail, a sua aceitação provisória ou a sua não-aceitação, além de eventuais sugestões, comentários e alterações.

Após a conclusão do processo de aceitação de um artigo, o autor recebe um pdf paginado para efetuar eventuais emendas tipográficas. Estas correções devem ser devolvidas ao editor num prazo máximo de três dias úteis após a sua receção, presumindo-se a aprovação do pdf no caso de falta de contestação no prazo indicado.

Direitos de autor (copyright)

Aquando da submissão do artigo, os autores enviam a declaração assinada de transferência de direitos de autor (Copyright Transfer Agreement) para a RPPSM, disponibilizada no site.

Todos os trabalhos aceites e publicados tornam-se propriedade permanente da RPPSM. Consequentemente, não podem ser reproduzidos, distribuídos, traduzidos ou comunicados, total ou parcialmente, sem autorização prévia da revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Categorias de artigos

    Podem ser submetidos à Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (RPPSM) os seguintes tipos de trabalhos: artigos originais; artigos de revisão; cartas ao editor.

    Artigos originais e artigos de revisão

    Os artigos originais e os artigos de revisão, salvo exceções, não devem ultrapassar as 5000 palavras (excluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas)

    Cartas ao editor

    Os casos clínicos e as notas clínicas que sejam considerados de interesse especial são publicados como cartas ao editor. Não devem exceder as 1250 palavras.

  2. Organização do artigo

    Em geral, os artigo são submetidos em formato Word.

    Informação da página de título do artigo (folha de rosto)

    A página de título do artigo (folha de rosto) deve apresentar unicamente o título do artigo em português e em inglês.

    Resumo (abstract)

    O resumo deve surgir logo a seguir à página de título (folha de rosto). No resumo os autores descrevem o objetivo do trabalho, os principais resultados e as conclusões. No caso de ser um trabalho original, o resumo deve incluir ainda uma introdução, a metodologia, os resultados e as conclusões, expondo de forma breve e concisa o conteúdo dos mesmos. 
    As cartas ao editor não têm resumo

    Palavras-chave

    Devem ser indicadas, em português e em inglês, até um máximo de oito palavras-chave, as quais devem surgir em página autónoma separadas por ponto e vírgula.

    Organização do texto

    O texto deve seguir o seguinte esquema de organização:

    • Artigos originais e artigos de revisão: 1. Introdução; 2. Metodologia; 3. Resultados; 4. Discussão; 5. Conclusões. Os trabalhos podem incluir tabelas e figuras, num máximo conjunto de quatro, que são apresentadas em anexo. 
    • Cartas ao editor: Estes trabalhos não têm resumo e não seguem o esquema de organização dos artigos de revisão e originais. Neste caso, o texto deve ser sucinto, embora possa incluir uma tabela ou uma figura e um máximo de 10 referências.

    Todas as figuras e/ou tabelas devem estar organizadas em numeração árabe e consecutiva; devem, além disso, incluir uma breve legenda explicativa. Todas as figuras e/ou tabelas devem ainda ser submetidas em ficheiro Word separado, em páginas autónomas, de acordo com a sua ordem de aparecimento no texto.
    As referências bibliográficas no texto devem der inseridas em numeração árabe e consecutiva, entre parêntesis curvos, com espaços antes e depois, superiores à linha: (x). 

    Os autores podem optar por inserir um texto de agradecimentos.

  3. Conflitos de interesse

    Todos os autores devem declarar quaisquer conflitos de interesse atuais ou potenciais – incluindo conflitos financeiros ou de relacionamento com outras pessoas ou organizações – ocorridos nos três anos anteriores à submissão do trabalho e que possam influenciar ou ser percebidos como potenciais fatores de influência do mesmo. Se não houver conflitos de interesse, os autores devem declarar explicitamente a sua inexistência.

  4. Bibliografia

    A bibliografia deve fundamentar e possibilitar a compreensão dos conteúdos do texto. A apresentação da bibliografia respeita as normas de Vancouver. Assim: cada referência bibliográfica deve apresentar os seis primeiros autores, seguidos de et al. (caso existam mais autores); o título do artigo, o título do livro ou o nome abreviado da revista, o ano, o volume, o número (entre parêntesis) e as páginas correspondentes. Exemplos:

    • Artigo de revista com menos de 6 autores
      Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e parte): página inicial-página final do artigo. [Ex.: 1.Silva M, Santos FA. A linha definitiva do infinito. Rev Port Psiquiatria Saude Mental. 2016; (1): 10-20]
    • Artigo de revista com mais de 6 autores
      Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e parte): página inicial-final do artigo.[Ex.: 2. Silva O, Santos FA, Costa M, Mota H, Machado CN, Neves R, et al. O impacto do número zero. Rev Port Psiquiatria Saude Mental. 2017; (2): 20-30]
    • Livro
      Autor(es) do livro. Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.[Ex.: 3. Mota A, Silva B. A política do consenso. 2ª ed. Lisboa: Principia; 2015]
    • Artigo com publicação eletrónica
      Autor(es). Título. Título do periódico abreviado[Internet]. Data de publicação[data da citação]; volume(número): paginação. Disponível em: endereço na web do documento(URL).[Ex.: 4. Silva M, Santos FA. A linha definitiva. Rev Port Psiquiatria Saude Mental [Internet]. 2006 Jan [citado em 5 jan 2007];27(1):34-7. 
    • Livros com publicação eletrónica
      Autor(es). Título [Internet]. Lugar de publicação: editora; data de publicação [data da citação]. Disponível em: endereço eletrónico do livro (URL).[Ex.: 3. Mota A, Silva B. A política do consenso. [Internet]. Lisboa: Principia; 2000 Jun [citado em 10 jun 2017].

    Abreviaturas

    As abreviaturas devem ser definidas após a indicação, na primeira ocorrência e por extenso, daquilo que referem.

  5. Processo editorial

    A submissão de artigos à revista é efetuada exclusivamente através da plataforma disponível em www.revistapsiquiatria.pt. Durante o processo de submissão é requerido ao autor que proponho dois revisores para o seu artigo, ficando à consideração da direção da revista a sua aceitação.

    Após receção do trabalho, é remetida uma notificação ao autor principal, sendo o original submetido a avaliação preliminar do editor. Nesta primeira avaliação, o artigo pode ser recusado ou aceite e, neste último caso, é enviado para revisão de acordo com um sistema vendado de revisão por pares (double blind peer review). O processo de seleção dos trabalhos é baseado nas suas originalidade, relevância e qualidade metodológica.

    O editor comunica posteriormente ao autor, via e-mail, a sua aceitação provisória ou a sua não-aceitação, além de eventuais sugestões, comentários e alterações.

    Após a conclusão do processo de aceitação de um artigo, o autor recebe um pdf paginado para efetuar eventuais emendas tipográficas. Estas correções devem ser devolvidas ao editor num prazo máximo de três dias úteis após a sua receção, presumindo-se a aprovação do pdf no caso de falta de contestação no prazo indicado.

  6. Direitos de autor 

    Aquando da submissão do artigo, os autores enviam a declaração assinada de transferência de direitos de autor (Copyright Transfer Agreement) para a RPPSM, disponibilizada no site.

    Todos os trabalhos aceites e publicados tornam-se propriedade permanente da RPPSM. Consequentemente, não podem ser reproduzidos, distribuídos, traduzidos ou comunicados, total ou parcialmente, sem autorização prévia da revista.

     

  7. Declarações de autoria, direitos de autor, divulgação, agradecimentos, conformidade com os padrões de ética e consentimento informado (Anexo) que deverá ser anexado no ponto 4 "Transferência de Documentos Suplementares".

  8. Na submissão de artigos online os autores devem sugerir dois revisores para a avaliação do seu artigo Anexo_Revisores. Este formulário deverá ser anexado no ponto 4 "Transferência de Documentos Suplementares".

  9. Na submissão de artigos online deve ser garantido o total anonimato dos autores, eliminando todas as referências à identidade e intituições envolvidas.

 

Política de privacidade

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